O conjunto de características do estado da atmosfera em determinado momento é chamado de tempo. quando alguém pergunta: "Como está o tempo hoje?", quer saber se está quente ou frio, se vai chover, se vai ventar. É uma condição momentânea da atmosfera e, como tal, sujeita a variações.
Já o clima de um local ou região resulta dos tipos de tempo mais comuns que ocorrem aí durante anos seguidos (a unidade mínima é de 30 anos). Em outras palavras, o clima é mais duradouro, pois resulta da dinâmica atmosférica de um lugar, isto é, das variações médias diárias e anuais da temperatura, da umidade do ar, da pressão atmosférica e da circulação do ar.
As rochas e os fósseis guardam registros dos climas que ocorreram na terra em épocas passadas. Sedimentos existentes nas montanhas ajudam a voltar no tempo e a contar a história do clima, fornecendo dados para explicar as alterações naturais que ocorrem.
sabe-se, por exemplo, que em diversos momentos a Terra passou por longos períodos de resfriamento conhecidos como glaciações, que provocaram o aumento das geleiras, e por períodos intermediários de aquecimento e degelo, ou interglaciais.
0 comentários:
Postar um comentário